UNIFEI

    A Universidade Federal de Itajubá é considerada a primeira Universidade Tecnológica do Brasil, e foi a décima escola de Engenharia a ser criada no País, em Novembro de 1913. Foi fundada com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá - IEMI, por iniciativa pessoal do advogado Theodomiro Carneiro Santiago.

    Em 1936 o IEMI foi reformulado e equiparado à escola politécnica do Rio de Janeiro, e teve o nome da instituição mudado para Instituto Eletrotécnico de Itajubá - IEI. Ainda como IEI, em Janeiro de 1956 a intituição foi federalizada.

    Em 16 de abril de 1968 a sua denominação foi alterada para Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI. A EFEI oferecia cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica além de cursos de pós-graduação.

    Dando prosseguimento a uma política de expansão capaz de oferecer um atendimento mais amplo e diversificado à demanda nacional e, sobretudo, regional de formação de profissionais da área tecnológica, a instituição partiu para a tentativa de se transformar em Universidade Especializada na área Tecnológica - UNIFEI, modalidade acadêmica prevista na nova Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.

    Em 2008, por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o setor privado (Vale), e o governo local (PMI) a Unifei iniciou atividades na cidade de Itabira, onde um campus da Universidade encontra-se em fase de implantação.

    Hoje, a Universidade Federal de Itajubá é extremamente conceituada dentre as escolas de engenharia do país, carregando quase 100 anos de tradição de ensino, além de constantemente aparecer entre as melhores Universidades Brasileiras por diversos rankings, como o IGC (ìndice Geral dos Cursos) do MEC.